11.8.21

Festival de Locarno - Curtas: Side by side, Soben California

 Logo Locarno


Comentários sobre alguns curtas do Festival de Locarno. "Side by Side" um curta sobre memórias que são mais atuais do que parecem e "Soben California", um filme sobre se conhecer para assim, poder conhecer o outro.


Side by side
Imagem: DIVULGAÇÃO


Side by side

“Na escola te ensinam sobre o nosso passado?”, de certa maneira essa pergunta do filme “Side by side” dirigido por Polen Ly, é o resumo não apenas de um período na história do Camboja (que é o tema do filme), mas também é uma frase atual, principalmente em épocas de desinformação crescente, onde a história é esquecida de forma proposital.

Ao falar da história do próprio país, o curta mostra como é importante se lembrar e principalmente compartilhar conhecimento, contar o que é nosso da forma correta, pois é assim que não deixamos coisas horríveis se repetirem. Tudo o que remete ao genocídio que ocorreu no Camboja (que o filme explica) e aos casamentos forçados é próximo da história de vários países e portanto, inerente a nossa trajetória pessoal. 

Soben California
Imagem: DIVULGAÇÃO


Soben California

As vezes se conhecer é o primeiro passo para conhecer o outro. “Soben California” é justamente sobre isso. O curta de Sreylin Meas fala sobre duas jovens que estando sozinhas e de certa forma isoladas de seu mundo, devido a um sistema que as obriga a casarem, elas se conhecem e encontram esperanças em si mesmas e uma na outra, um alívio sempre bem-vindo para os solitários.

Solidão nem sempre é ruim, mas no caso das duas personagens era, principalmente devido a pressão familiar para algo que não querem para si. Logo, quando se tem a sorte de encontrar alguém que pelo menos em um ponto pensa igual a você e se compartilha um sonho com essa pessoa, é uma oportunidade boa demais para se deixar passar, é extremamente rara.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Copyright © 2016 Assim falou Victor , Blogger