2/04/2022 12:00:00 AM

IFFR 2022: Hold me tight

Hold me tight
Imagem: DIVULGAÇÃO

Texto que faz parte da cobertura da edição 2022 do Festival de cinema de Rotterdam

This critic is part of IFFR 2022 coverage

Todo relacionamento é fadado ao fim, seja devido a vida ou pelo fim dela, todo relacionamento acaba, amizades, amores, tudo, absolutamente tudo, acaba. O jeito é aproveitar enquanto você ainda o tem, ciente de que um dia isso terminará e não será fácil esquecer e seguir em frente.

Clarisse (Vicky Krieps) pega suas coisas, entra no seu carro e vai embora. Mathieu Amalric, diretor de “Hold me Tight”, usa a viagem dela para nos inserir dentro de sua vida familiar, ela abandona seu marido, dois filhos e parte em uma busca pelo desconhecido, lutando contra a saudade que sente das crianças.

Amalric usa o tempo e a dúvida, tanto de Clarisse, quanto do espectador, para brincar e enganar seu público. Dentro do contexto de saudade, tudo é relativo e existe uma confusão entre o que é verdade e o que a nossa mente idealizou como sendo uma lembrança. A nossa saudade nos engana até mesmo em relação ao que de fato aconteceu, apenas para se retroalimentar e manter o ciclo de nostalgia vivo.

Logo, temos a base da lembrança e a dúvida de como aquilo aconteceu. Amalric usa essa dúvida no espectador, para fazê-lo se questionar o tempo todo do que está acontecendo ali, Clarisse abandonou a família? Ela conheceu o marido daquele jeito mesmo? A filha dela de fato queria ser pianista ou isso era um sonho fracassado da própria mãe?

Ao fazer nós pensarmos nisso e usar o tempo como ferramenta estrutural para aumentar a dúvida, o diretor gera no público lembranças de sua própria vida. É inevitável que a gente não se lembre de alguma situação, mesmo que não seja igual àquelas vistas em tela, simplesmente pelo sentimento de saudade gerado pelo filme.

Essas coisas não seriam possíveis sem a atuação de Vicky Krieps, que serve o tempo todo como motor do filme e gerador da saudade e da dúvida. Mesmo que não saibamos o motivo pelo qual ela foi embora, não é possível questionar suas atitudes, porque não é possível questionar a saudade e nem o amor que ela sente por sua família.

Porque tem certas coisas que não se questionam. Quando alguém fala ou demonstra que está com saudade e isso é claramente verdadeiro da parte da pessoa, a única coisa que o ouvinte pode fazer é ficar em silêncio. Nunca entenderemos a saudade do outro ou o amor do outro, mesmo que esses sentimentos sejam por nossa causa, é impossível saber o que isso significa para a pessoa.

O tempo fica confuso, as lembranças vêm e vão, uns dias são mais fáceis do que outros e todos os dias são difíceis, mas, mais cedo ou mais tarde, todo mundo aprende a lidar com a saudade e com a confusão gerada pela lembrança. Continua confuso? Sim, mas fica mais simples lidar com isso dentro de si.

“Hold me tight” é um manifesto sobre saudade e principalmente, um manifesto sobre finais e continuidade, sobre não ter opção e seguir em frente sem esquecer de tudo o que passou, 1h40 que te deixam com mais saudade ainda. 

Texto que faz parte da cobertura da edição 2022 do Festival de cinema de Rotterdam

This critic is part of IFFR 2022 coverage

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Copyright © 2016 Assim falou Victor , Blogger