2/07/2022 12:00:00 AM

IFFR 2022: The worst person in the world

The worst person in the world
Imagem: DIVULGAÇÃO

Texto que faz parte da cobertura da edição 2022 do Festival de cinema de Rotterdam

This critic is part of IFFR 2022 coverage

As vezes o mundo para, simplesmente para. Isso acontece por uma série de motivos, mas no caso de Julie, protagonista de The Worst Person in the world, dirigido e escrito por Joachim Trier, foi devido a esperança repentina que surgiu para ela em dado momento da trama.

O mundo dela parou e ela correu. Ela correu em direção a aquilo que ela pensava ser o ideal naquele momento, sem se importar com o que viria depois, apenas pensando no agora, correndo e correndo e correndo, sem parar, até que ela chega no ponto o qual acredita ser o certo, ele prova ser o errado e ela volta a correr, mas dessa vez, sem o mundo parar.

Como todo jovem (ou a menos a maioria deles), Julie, que tem 30 anos (ou está próxima dessa idade), ela vive tentando, indo de coisa em coisa, esperando que em algum momento, o mundo dela pare e sinta esperança novamente. Para muita gente, esse momento de o mundo parar por esperança, não acontece, porém pouco importa, o caminho é o mesmo tanto para os que tiveram esse privilégio, quanto para aqueles que não tiveram, é a tentativa.

Pois Julie quer, assim como todos nós, correr por um mundo parado, onde cada pessoa cuida de suas próprias vidas e onde cada preocupação é a sua própria preocupação e não a do outro. Muitas vezes a pausa é necessária, mesmo não sendo desejada e assim como a protagonista, queremos esquecer disso e nos forçar a continuar tentando.

Talvez a não tentativa seja uma tentativa apesar de tudo. O não movimento, a inércia, seja, paradoxalmente, uma tentativa de movimento, um teste para a mudança, uma volta no quarteirão pessoal do mundo. Provavelmente, Renate Reinsve (atriz que interpreta Julie), também passe pelos dilemas de sua personagem, talvez, o que mexa com o público nesse filme seja o fato de vermos os nossos dilemas na tela.

Vemos a inércia e o movimento trabalhados de forma conjunta, novamente de maneira paradoxal. Isso é possível através de momentos em que o mundo para, mas sabemos que ele não parou, pode ter parado para nós, claro, mas não de maneira geral. Nós podemos desejar a inércia, mas o mundo nos força a se mexer, mesmo não querendo de forma alguma a fazer isso.

Esse ciclo de movimento, o diálogo de nós com nossas tentativas, de nossas reflexões com a maneira que nós as trabalhamos, pode ser como a fumaça de cigarro passado de uma pessoa para a outra ou como o efeito de um entorpecente, de um orgasmo, como se a gente fizesse parte de um fluxo constante, de um ciclo imbatível, que irá nos destruir no final independente do caminho que nós escolhemos.

Esse fluxo combinado a essa inércia nos lembra sempre que nós somos os vilões de nós mesmos, que assistimos a nossa vida de camarote, que somos coadjuvantes de nossa própria vida e dentro dessa tristeza, dessas inúmeras tentativas e do papel principal negado a nós, raramente o mundo vai parar, tentaremos quase tudo em nossas trajetórias por simples obrigação e tentaremos esquecer de alguma forma que tudo é um ciclo, tudo é um fluxo e tudo volta, assim como vemos acontecer com Julie. Inevitável.

Texto que faz parte da cobertura da edição 2022 do Festival de cinema de Rotterdam

This critic is part of IFFR 2022 coverage

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Copyright © 2016 Assim falou Victor , Blogger