Imagem: DIVULGAÇÃO |
Texto que faz parte da cobertura da edição 2022 do Festival Fantasia
This critic is part of Fantasia Festival 2022 coverage
Ela é uma motorista de entregas do mundo do crime, algo muito similar ao que Jason Statham faz em “Carga Explosiva” e é uma piloto de fuga incrível. Após o que deveria ter sido uma noite comum, onde ela ia levar um homem procurado por ter entregado o sistema de apostas do policial corrupto e que estava tentando fugir com o dinheiro, ela leva apenas seu filho pequeno e passa a ser procurada por esse mesmo policial, que quer pegar o menino e o dinheiro que o pai deixou com ele.
Park Dae-min constrói o filme através da relação de Eun-ha e do menino, não focando apenas na ação, mas como ela afeta as pessoas ao redor dela. As perseguições de carro e as sequencias de luta não são aquilo que vemos, mas também são as perseguições de Eun-ha com ela mesma e com a luta que ela trava entre salvar o menino ou ficar com o dinheiro da entrega.
Esse conflito é mais importante que as cenas de ação, pois vemos uma pessoa solitária e cheia de dúvidas, assim como muitos de nós. Eun-ha é capaz de ter amigos e uma boa relação com as pessoas, mas ela é reservada e portanto, difícil de iniciar uma amizade, ela só quer fazer o que ela considera básico para viver: dirigir a noite fazendo entregas que a pagam bem, chegar em casa, cuidar do gato e dormir.
Ou seja, ela só está lá, ela vive no automático e a relação com o menino quebra isso. O modo dela dirigir representa muito bem como ela encara a vida, com exatidão, inteligência e metodismo, ela não vai rápido se pode ir devagar, ela não usa sua habilidade de maneira extravagante a não ser que ela precise.
Se tem algo que ela tem, é habilidade no volante. Ela é implacável dirigindo e as cenas de perseguição empolgam e deixam o público cada vez mais curioso sobre o que virá a seguir na sequência. O carro para ela é uma arma, a qual ela sabe usar muito bem, porém, devido a sua relação com o menino, passa a ser um lugar de paz.
Assim como todas as pessoas, ela precisa de paz e o que ela encontra é um passeio – mais ou menos – tranquilo, de carro, com uma criança em fuga devido ao que seu pai fez e isso é o que mais a relaxa, o que fez a sua cabeça ficar em paz mesmo estando no meio de uma perseguição.
Porque, acredito eu, todos nós estamos em uma perseguição de carro tão agitada quanto a do filme em nossas vidas, mas nem todos nós temos algo que nos relaxe. “Special Delivery” é muito mais sobre nossas relações com as pessoas do que um filme de ação comum e por mais que dê muito trabalho nos mantermos fora da solidão, as vezes vale a pena ao menos tentar fazer isso, como Eun-ha tentou.
Texto que faz parte da cobertura da edição 2022 do Festival Fantasia
This critic is part of Fantasia Festival 2022 coverage
Nenhum comentário:
Postar um comentário