9/07/2015 02:44:00 PM

Lista: Cinco filmes sobre a segunda guerra mundial

Cinco filmes sobre a segunda guerra mundial

Como todos sabem, a segunda guerra mundial foi um período horrível que faz parte da história, essa época mostrou como o totalitarismo é ruim, e aqui vão cinco filmes que expõem muito bem o que foi esse momento.






1.  Roma Cidade Aberta

Filme de Roberto Rossellini, lançado em 1945 (Ano final da segunda guerra) e considerado a obra que iniciou o neorrealismo italiano, a projeção conta a história de Roma entre os anos de 1944 e 1945, quando esta é ocupada por nazistas e é declarada uma cidade aberta. Escreverei um post sobre esse filme mais para frente.




2. Paisá

Também um filme de Roberto Rossellini, lançado em 1946 e o segundo filme da trilogia da guerra, que conta com “Roma Cidade Aberta”, “Paisá” e  “Alemanha, Ano Zero”, “Paisá” conta seis histórias diferentes que ocorreram na segunda guerra, as histórias são variadas e vão desde a guerra pelos soldados, a resistência de pessoas comuns que decide lutar contra a Alemanha, uma historia de amor, e o relacionamento de pessoas de diferentes nacionalidades. Este filme também ganhará um post no blog posteriormente.




3.  Vá e Veja

Filme lançado em 1985, que tem a direção de Elem Klimov, e conta a história de um garoto chamado Florya, que após perder a família em um bombardeio, passa a vagar sem rumo e acaba sendo obrigado a se juntar a uma pequena resistência na Bielorússia. Projeção altamente forte, com um realismo nas cenas que choca, destaque para a cena em que o garoto encontra a resistência e para a cena do incêndio, que são muito fortes, e acredito que seja um dos filmes mais chocantes e reais já feitos.

     
 4. O Pianista


Filme dirigido por Roman Polanski e lançado em 2002, “O Pianista” conta a história de um homem chamado Wladislaw Szpilman que trabalha em uma radio polonesa em Varsóvia quando a segunda guerra começa e assim ele tem que fugir pois os direitos dos poloneses são removidos, filme que mostra o surgimento do Gueto de Varsóvia e consegue passar de uma forma fiel como era a vida dos refugiados naquela época. Esse filme foi escrito com base na autobiografia do músico e foi vencedor de três Oscars: Melhor diretor (Roman Polanski), Melhor Ator (Adrien Brody) e Melhor Roteiro Adaptado (Ronald Harwood).



5.  A Menina Que Roubava Livros 

 Filme recente, lançado em 2014 e dirigido por Brian Percival, é baseado no bestseller que leva o mesmo nome, conta a história de Liesel Meminger que após ser adotada, ela tenta esquecer o sofrimento e o horror da guerra através de livros que ela rouba. Projeção que merece destaque pois mostra a guerra sobre o ponto de vista de uma criança.

Essa lista acaba aqui, claro que existem filmes que tratam sobre o mesmo assunto até com mais competência do que as obras que foram citadas neste breve texto como, por exemplo, “A Lista de Schindler” e “A Vida é Bela”, mas escolhi estes filmes pois acho que eles merecem destaque e retratam de forma muito fiel o período que foi citado.

Um comentário:

Copyright © 2016 Assim falou Victor , Blogger