10/13/2022 12:00:00 PM

Chicago Film Festival: Return to dust

Imagem: DIVULGAÇÃO

Texto que faz parte da cobertura da edição 2022 do Festival de cinema de Chicago

This critic is part of Chicago Film Festival 2022 coverage

Acho que todo mundo, em algum momento da vida, já ouviu a frase “nossa, eles não vão dar certo” ou variações dessa frase, em relação a um casal conhecido, seja de amigos ou na família, para ver que, depois de um tempo, eles ainda estão juntos e muito felizes com a vida que levam.

Porque nós, vendo de fora, não temos como saber o que aquelas pessoas são, seja individualmente ou com uma outra, não tem como adivinhar. Ma e Guiying, são exatamente esse exemplo de casal e “Return to dust”, dirigido por Li Ruijun, trata da sua relação, após eles se casarem de maneira arranjada por suas famílias. Ele é um fazendeiro, ela é uma mulher tímida e com alguns problemas de saúde, que tem suas vidas mudadas após o casamento.

Se inicialmente, achamos um casamento arranjado estranho (porque é), depois de um tempo vendo Ma e Guiying juntos, passamos a ver como se não fosse a obrigação que suas famílias impuseram, eles nunca teriam se conhecido e não teriam criado o companheirismo que criaram em sua relação.

Eles se sentem à vontade um com o outro, como nunca se sentiram com alguém. Isso porque a sociedade os trata mal, ele por ser naturalmente recluso e considerado burro pelas pessoas da cidade, além de ser o mais pobre da vila onde mora, ela por ser uma mulher com problemas de saúde e que foi maltratada pela família durante toda a sua vida.

Nenhuma pessoa é uma ilha, todo mundo tem vontade de alguém (seja uma pessoa ou até mesmo um animal de estimação) com quem pode compartilhar as coisas, um motivo para acordar e não voltar a dormir todos os dias. Ma e Guiying se encontraram e se acolheram sem nenhum julgamento, apenas receberam um ao outro.

“Nunca pensei que teria uma casa, uma cama que fosse minha” ela diz em dado momento para Ma. Essa cena ilustra esse companheirismo e mostra como eles, ali, superaram a secura das pessoas daquele lugar e a secura (em relação a clima) do campo de trigo. Bom, como dito acima, todo mundo quer isso de formas diferentes e até mesmo de forma meio solitárias.

O importante é se sentir acolhido de alguma forma. “Return to dust” é exatamente sobre um momento de acolhimento, mesmo que ele seja efêmero, ao menos ele existiu por um tempinho e isso é mais do que acontece para muitas pessoas.

Texto que faz parte da cobertura da edição 2022 do Festival de cinema de Chicago

This critic is part of Chicago Film Festival 2022 coverage

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Copyright © 2016 Assim falou Victor , Blogger