10/11/2022 07:30:00 PM

Crítica: Halloween Ends

 

Halloween Ends
Imagem: DIVULGAÇÃO

Em dado momento de “Halloween Kills” percebemos como o caos tomou conta de Haddonfield, cidade onde Michael Myers, mais uma vez, está matando as pessoas em busca de Laurie Strode (Jamie Lee Curtis). O diretor David Gordon Green faz questão desse caos, pois com isso, seria possível criar diferentes ambientes no final da trilogia, “Halloween Ends”.

Gordon Green escolheu o efeito de tornar Haddonfield novamente uma cidade pacata. Através de Laurie, aqui vemos a mulher vivendo em paz com sua neta Allison, Michael Myers está desaparecido, porém sua aura ainda está presente, pois acontece uma morte de uma criança cujo jovem acusado de matá-la, diz que foi um acidente.

Myers, como dito no final de “Halloween Kills”, é o mal. Quanto mais tentam matá-lo, mais forte ele fica, é como se fosse um combustível, algo que o mantém vivo. Gordon Green, ao escolher a “paz” em “Ends”, parece ter esquecido do caos já instaurado em “Kills” e assim, a impressão passada é como se Myers tivesse ganho a batalha contra Laurie.

Por um lado, isso é bom, pois vemos como é possível para Laurie conseguir viver mesmo após todo o terror que ela enfrentou. Por outro lado, após vários filmes (no caso, os que fazem parte da mesma cronologia, “Halloween” de 78, “Halloween” de 2018 e “Halloween Kills”), de puro terror e mortes sequenciais, a construção dessa vida pacata de Laurie soa vazia.

Vazia porque ela se baseia toda em Corey (o jovem acusado de matar a criança), o construindo como uma forma de Laurie corrigir erros do passado. Ao se envolver com Allison romanticamente, sabemos como toda aquela primeira hora logo será esquecida quando Michael Myers voltar e Laurie retornar ao modo caótico de “Halloween Kills”.

Então toda essa primeira hora, que é onde esse efeito de redenção e falsa paz reinam, é um pouco maçante, por mais que tenham bons momentos, como a cantada de Allison para Corey (a da bicicleta eu anotei para o futuro) e a relação entre Laurie e Frank (Will Patton), o xerife da cidade e que sempre esteve presente quando Michael Myers atacava.

Ao construir essa falsa paz usando Laurie e Corey, o filme além de aprofundar um personagem extremamente chato, desperdiça a relação de Laurie com a neta, que esteve presente na história desde "Kills" e seria muito mais útil dentro desse ambiente mais intimista que "Ends" tenta criar. Se sabemos que Corey é bobo, não sabemos nada dos outros personagens (como o locutor de rádio) e conhecemos menos ainda de Allison e isso contribui para o intimismo não ser íntimo, ser apenas chato.

Se a primeira hora é assim, a segunda hora faz o filme ter mais força, pois é nesse período que ele vai aonde interessa: as mortes e a batalha de Myers e Laurie. Como nos filmes anteriores, as sequencias de ação são muito boas e elas abraçam o inesperado, mesmo que já tenhamos visto tudo isso muitas vezes.

É na segunda hora que lembramos como os filmes de “Halloween” são capazes de entreter e assustar. Acredito que por mais que “Halloween Kills” também entretenha (sou do time que gosta do segundo filme, longe de ser perfeito, mas ao menos não é maçante), ele é muito mais de ação do que de terror, isso não acontece em “Halloween Ends”, que sim, tem ação, mas é um filme que ao menos tenta (e falha) aproveitar mais do terror criado por John Carpenter em 78.

Apesar das diferenças bruscas na primeira e na segunda hora, “Halloween Ends” consegue ser um final para a franquia “Halloween” e Laurie Strode é uma das final girls mais interessantes já criadas. Ele é apenas isso mesmo, um final, sem nenhum tipo de efeito no espectador. Pena que John Carpenter não dirigiu mais filmes da franquia que criou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Copyright © 2016 Assim falou Victor , Blogger