4/04/2023 05:10:00 PM

Crítica: Super Mário Bros - O Filme

Super Mário Bros - O Filme
Imagem: DIVULGAÇÃO / Universal

Uma das primeiras cenas de "Super Mario Bros - O filme" dita o que estamos prestes a ver na próxima uma hora e meia. O comercial da empresa de encanamentos de Mario e seu irmão Luigi é bem humorado e despretensioso, chegando a ser até fofinho.

Dirigido por Michael Jelenic e Aaron Horvath, "Super Mario Bros - o filme" acompanha os irmãos quando esses, sem querer, vão parar no Reino Cogumelo. Mario precisa salvar seu irmão Luigi que foi preso por Bowser, para isso, ele conta com a ajuda da Princesa Peach e do cogumelo Toad, que estão em busca de salvar o reino onde vivem do mesmo vilão.


Jelenic e Horvath exploram muito bem o ambiente do jogo e fazem isso de maneira a incluí-lo dentro do filme. Tanto os locais onde a ação se passa, quanto as falas dos personagens em si, remetem ao material de onde o filme foi tirado.

Então é comum que entre uma história e outra, o público reconheça algo que fez o jogo ser o que é, como as caixinhas com o ponto de interrogação, os cogumelos que aumentam ou diminuem quem os come e até mesmo a corrida desenfreada pelas fases.

Essas coisas são mostradas também pelos diálogos, que tem algumas das frases clássicas de Mario neles, mas aqui os diretores focam muito mais nas piadas do que em algo que referencie o jogo.

A maioria dessas piadas assim como o filme (como no exemplo dado no primeiro parágrafo) são despretensiosas e bem humoradas, apenas algo para divertir, sem uma ideia em si ou algo mais profundo por trás.

O foco dos diretores é muito claro em apresentar aquele ambiente e os personagens para futuros filmes e inclusive construir um universo usando os jogos, como as cenas que envolvem os karts e claro, Donkey Kong.

Para apresentar esse universo sem grandes problemas, a dinâmica entre Mario e Peach é bem útil e expõe algo que os diretores também mostram na cena do jantar dos irmãos com a sua família, ainda no Brooklyn: Mario e Luigi são dois encanadores fracassados de 30 e poucos anos, solteiros, que ainda moram com os pais porque não tem dinheiro para sair de casa. 

O que vemos na dinâmica entre Mario e a princesa, é a mudança de vida deles e como ele conhecer os outros personagens (já citados aqui) fez muita diferença, por isso, "Super Mario Bros - O filme" se torna uma boa experiência dentro de sua despretensiosidade. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Copyright © 2016 Assim falou Victor , Blogger